5 dicas de como interagir com os seguidores
A presença nas redes sociais é fundamental, mas somente ter um perfil não significa que você conseguirá alcançar todos os resultados que a rede pode proporcionar para o seu negócio. Para atingir cada vez mais pessoas e converter esse público para consumir o seu produto ou serviço requer um trabalho mais detalhado e interagir com os seguidores é fundamental para o processo.
Mas por quê interagir com os seguidores nas redes sociais?
As redes sociais trabalham com os chamados algoritmos, que determinam se um conteúdo é realmente de valor ou não. Quando sua publicação recebe muitos likes ou comentários logo nos primeiros minutos após a postagem, esse algoritmo entende que o seu conteúdo tem grande potencial de consumo e que mais pessoas podem estar interessadas em recebê-lo. Isso faz com que ele apareça para ainda mais pessoas e tenha um desempenho super positivo para a sua marca.
Dicas de como interagir com os seguidores:
- Conheça o seu público
O primeiro passo para interagir com os seguidores é conhecendo quem está na sua rede social. Por isso, use e abuse das métricas e insights oferecidos pelo próprio Instagram, mas também pela sua base de clientes. Entender a jornada do seu consumidor, o que eles buscam quando chegam até o seu produto e quais as suas dores são essenciais para se comunicar de maneira efetiva no Instagram.
- Conteúdos de valor
Conheceu o seu público? Agora é hora de se comunicar com ele! Apresente um conteúdo que seu cliente realmente tenha interesse em consumir, seja com curiosidades, informações ricas ou dicas práticas relacionadas ao seu segmento, por exemplo. Não adianta utilizar um meme que está bombando se a brincadeira não se relaciona com o seu segmento, ok? Mas nada impede de adaptar o conteúdo viral para trazer relevância para o seu negócio – desde que faça sentido!
- Produza stories relevantes
O Instagram Stories é uma das principais ferramentas para você interagir com os seguidores. Além do consumo rápido desse conteúdo, ideal para o dia a dia agitado, a ferramenta também proporciona stickers que possibilitam tornar o conteúdo ainda mais interativo com caixinha de perguntas, enquetes, ferramenta de testes, entre outros. Assim como falamos sobre o conteúdo de valor, o stories também deve conversar com a marca. Afinal, o que adianta postar uma enquete se ela não tem relação alguma com o seu negócio? Crie conteúdos que despertem o interesse do seu público em conversar com a marca!
- Use hashtags
Bem como interagir com os seguidores que já estão em sua página, também é preciso atrair novos usuários para o perfil e as hashtags são ótimas aliadas nesse ponto! Assim como é possível seguir pessoas, o Instagram também possibilita seguirmos hashtags de interesse. Por exemplo, você pode seguir a #moda se o assunto te interessa e você deseja ver mais conteúdos relacionados. Use as hashtags para alcançar um público novo que tenha interesse em seu produto ou segmento e seja descoberto!
- Responda os usuários
Não adianta interagir com os seguidores se essa interação não tem uma via de mão dupla! Manter as respostas sempre em dia, seja das caixinhas de perguntas, direct messages ou comentários em fotos são fundamentais para criar o relacionamento com o seguidor, fidelizar e manter o engajamento do seu perfil. Se você não consegue realizar essa função sozinho, delegue a alguém que possa buscar as informações necessárias para retornar aos consumidores em tempo rápido e eficaz.
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