CTAs (Chamadas para ação) que convertem!
O CTA ou Call To Action é uma estratégia de SEO inteligente e que pode te ajudar a conquistar mais clientes de uma forma simples e rápida.
Convencer alguém a fazer qualquer coisa é uma tarefa extremamente desafiadora, e quando se trabalha com uma CTA dentro do marketing digital, todo o nosso poder de convencimento é posto à prova.
Nesse post, iremos te mostrar como o uso de CTA pode ser importante para o seu negócio e apresentar alguns exemplos para você se inspirar. Continua lendo!
O que é CTA?
O Call To Action ou CTA significa “chamada para ação” em português, e significa chamar o usuário para realizar uma ação ou tomar uma atitude.
É uma ferramenta primordial para promover suas ofertas de marketing e também gerar leads, escolher o tipo certo de CTA faz toda a diferença. Contudo, essa estratégia deve ser elaborada com cautela, pois, quando usada de forma errada, pode afastar o usuário ao invés de convertê-lo.
Como escolher o Call To Action certo?
Para saber como escolher o CTA adequado para cada conteúdo ou página, você deve seguir os seguintes passos:
- Considere o estágio do Funil de Vendas
Você deve entender em qual estágio do funil de vendas o conteúdo aborda e qual tipo de visitante ele está atraindo.
- Saiba quem é a sua persona.
É importante também, considerar quem é a sua audiência, ou melhor, a persona para quem o post é direcionado.
- Escolha os formatos de CTAs.
O formato é outro fator importante, afinal, temos diversos formatos para objetivos diferentes.
- Sidebar;
- Texto (Links);
- Imagens inseridas no post.
Através deles, é possível definir qual é o tipo ideal para alcançar o objetivo.
- Escolha os objetivos do CTAs.
Listamos alguns dos mais utilizados:
Gerar tráfego para outro artigo ou blog;
Inscrições em uma newsletter;
Recomendar um donwload;
Curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais;
Participar de um evento;
Assistir um vídeo.
3 exemplos de CTAs que convertem
- Se inscrever
É um CTA bastante comum que pede para o usuário se inscrever em alguma newsletter, página ou canal do Youtube.
- Experimentar ou assinar
Outro exemplo que podemos ver é uma call to action para assinar ou experimentar uma plataforma ou conteúdo.
- Seguir nas redes sociais
Você já deve ter se deparado com uma chamada para as redes sociais no final de algum artigo ou até mesmo em vídeos de Youtube. Esse tipo de CTA é bastante comum e pode ser utilizado em qualquer lugar.
Quer conferir mais dicas para o seu negócio ou crescimento? Aproveite para seguir a Othila nas redes sociais e não perder nenhum conteúdo!