Qual importância do inbound marketing (marketing de atração)?
O InBound Marketing, também chamado de marketing de atração, possui três grandes pilares: SEO, Marketing Digital e de Conteúdo e Estratégia em Redes. Por meio desses pilares, e com o uso de estratégias certas para seu nicho de negócio, é possível gerar conversão de leads, visibilidade on-line e também aumento de lucros.
O que é inbound marketing (marketing de atração)?
O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos. Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração.
Podemos dizer que o termo atração resume bem esse conceito e também o diferencia do marketing tradicional. Aqui, diferente do tradicional, a ordem se inverte. Não é sua marca que “vai atrás do cliente”, e sim, ele é quem “vem atrás de você”.
O inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing digital para atrair clientes e converter leads para seu negócio, quando eles estiverem em busca de soluções e respostas para seus problemas.
Porque o inbound marketing é vantajoso?
Podemos dizer que o inbound marketing, é uma estratégia mais sustentável que o marketing tradicional. Primeiro de tudo, porque os hábitos de consumo mudaram muito. Hoje o consumidor não é aquele que apenas recebe sua mensagem. Na verdade, ele, na maioria das vezes, é quem envia, esperando ser “respondido” de forma criativa e exclusiva. Não ter ações de marketing de atração pode ser um fator determinante para você ficar atrás da concorrência.
Além disso, também temos vantagem econômica. Estudos indicam que o inbound marketing é 62% mais barato que o marketing convencional. Mas como assim? Isso pode ser explicado pelo fato de que, com o marketing de atração, seu público passa a confiar em você, ou seja, será preciso menos investimentos para convencê-lo de escolher sua marca.
Como vender mais e gerar confiança?
No mundo cada vez mais digital, as pessoas acessam a internet a todo momento em busca de soluções, indicações e recompensas. É essa premissa que o inbound marketing utiliza para construir a relação de confiança. O marketing de atração precisa chegar até seu público com produção e distribuição de conteúdos voltados aos interesses dele. Estes conteúdos podem ser blog posts, infográficos, e-Books, vídeos e outros. Ao trabalhar naquilo que seu cliente está interessado e/ou necessita para resolver seus problemas, ele se interessa pela sua marca e, assim, dá permissão para que sua empresa faça marketing para ele.
Como fazer marketing de atração?
Como citamos no início, o inbound marketing, também chamado de marketing, possui três grandes pilares: SEO, marketing digital e de conteúdo e estratégia em redes. Esses pilares são usados para alcançar as cinco fases do marketing de atração: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.
A grande sacada do inbound marketing é que, ao invés de se gastar tempo e dinheiro na procura por pessoas que poderiam ser o público do seu negócio, usa-se esse tempo, e menos dinheiro, para produzir conteúdo atraente, que certamente atingirá as pessoas interessadas nele. Seu negócio terá um público mais engajado, o que certamente facilitará a etapa de conversão, relacionamento e compra.
Com estratégias bem planejadas e executadas, ainda será possível monitorar cada ação do marketing de atração, analisar a recepção e interação do público e assim tornar o trabalho mais inteligente e assertivo.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário para que possamos te ajudar.
Siga também nossas redes sociais, e fique por dentro de dicas e novidades do marketing digital. Instagram, Facebook e Linkedin.