Fim das curtidas no Instagram. O que significa?
O fim das curtidas no instagram é um assunto que já vem sendo comentado há alguns dias. Mas para nós brasileiros, até dia 17, eram apenas “suposições” vindas do Canadá. Porém, nesta quarta-feira do mês de julho de 2019, o que era receio de muitos, e alívio de alguns, se tornou realidade. Ou melhor, teste. E agora, o que isso significa? O que fazer? Calma! Ainda não temos certeza se a mudança passará da fase de testes. Mas como é provável, é bom estarmos informados e preparados.
O Instagram no Brasil
Atualmente, segundo a própria rede, o Instagram já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários no mundo. O Brasil é um dos países com maior número de usuários ativos na rede social, talvez, seja por isso, o burburinho tão grande por aqui, com o possível fim das curtidas no Instagram. Além disso, de acordo com o Sebrae, a rede chega a ter índices de engajamento até 15 vezes maiores que outras redes sociais como, por exemplo, o Facebook.
Uma pesquisa de 2018 do Opinion Box revelou que 25% dos internautas dizem que o Instagram é sua rede social mais utilizada. Já quanto à frequência de uso, seja para postar ou para acompanhar conteúdos, 63% dos usuários afirmam conferir seu Instagram várias vezes ao dia. Em relação ao uso das redes por empresas, os índices também são favoráveis para os negócios, pois 83% dos entrevistados afirmaram seguir alguma empresa ou marca na rede. Entre eles, 50% afirmou já ter comprado algum produto e/ou contratado algum serviço que conheceu pelo Instagram. Outro dado interessante é que 47,5% dos entrevistados já compraram ou contrataram algo indicado por alguém via Instagram.
Entenda o histórico sobre o fim das curtidas no Instagram
No final de abril, durante a conferência F8 organizada pelo Facebook, Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou que seriam feitos testes a respeito do fim das curtidas no Instagram. Durante o anúncio ele explicou que a implementação seria feita, inicialmente, com os usuários do Canadá, que nas últimas atualizações tinham 24 milhões de pessoas conectadas ao app.
Os dados nesses testes são removidos do feed e dos perfis, e apenas ficam visíveis para os próprios donos das contas. Nesta conferência, não houve confirmação se a rede social levaria a novidade para outros países (hoje sabemos que sim), e nem mesmo quais serão as métricas que eles levarão em conta para avaliar se os testes foram positivos ou negativos.
Qual o motivo da mudança?
Muitos usuários estão questionando qual o real motivo do fim das curtidas no Instagram. Primeiro de tudo, analisando o cenário atual das redes sociais, no mundo, a plataforma justificou a mudança como questão de saúde mental. O Instagram afirma que pretende, com a mudança, deixar o ambiente menos tóxico e competitivo. A pressão em cima do usuário, principalmente aqueles popularmente chamados de “flopados” (sem curtidas), pode estar causando problemas psicológicos.
A intenção é que os seguidores foquem no conteúdo compartilhado, e não em quantas curtidas seus posts têm. Mesmo com essa justificativa, a internet está alvoroçada e bem dividida. Nossa diretora de mídias sociais, Ana Caroline Castro, analisa que, “para os usuários em questão de sanidade mental, parece uma boa mudança, já que a empresa diz que não quer que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram. Já para as marcas, não tem como afirmar ainda. Vamos ter que analisar com mais calma e de forma aprofundada, porque estamos apenas no início da mudança, isso se ela passar da fase de testes”.
E agora, o que fazer?
Cenários diferentes, medidas criativas. Para suprir o fim das curtidas no Instagram, e ainda continuar com sua audiência, será preciso apostar em conteúdos mais relevantes para impactar os seguidores. Nesse cenário, o que podemos dizer, ser aquele que a plataforma espera, é um Instagram com excelente conteúdo.
Mas é claro, além de nem todos terem disposição, ou mesmo conhecimento para criar conteúdos que despertem a atenção das pessoas, ainda é preciso pensar para além deste caminho. E o segundo cenário seria a baixa de usuários migrando para outras redes sociais. Ainda há “boatos” que afirmam que o não curtir vai fazer com que o usuário pare de engajar e as empresas sejam “forçadas” a investir financeiramente na rede.
É tudo uma questão de relevância
Opiniões à parte, sabemos a importância da influência digital para os negócios. O fim das curtidas no Instagram, talvez irá dificultar a vida das marcas. Então, a princípio, os perfis comerciais precisam analisar também outras métricas da rede, além das curtidas como, por exemplo, a quantidade de vezes que um post é salvo, o engajamento por comentários e ou pelas impressões.
Além do feed, ainda temos os stories que nunca tiveram curtidas públicas, mas que são bem relevantes na rede. Ainda de acordo com a pesquisa do Opinion Box, 86% dos usuários da rede afirmaram gostar de stories, sendo que 73% dos usuários assistem stories pelo menos uma vez por dia, e 44%, várias vezes ao dia.
Ou ainda, talvez, a melhor solução para ganhar relevância seja manter a rede com bons conteúdos, mas investir em quem consegue mensurar muito bem os resultados: o Google!
Diante todas as mudanças que vemos nos últimos anos de algoritmo, ferramentas e regras na rede, surgem muitas dúvidas e questionamentos. Mas, uma coisa podemos afirmar: o investimento em Google Ads é certeiro para medir sua relevância enquanto marca e ou produto.
Conte aqui nos comentários qual é a sua opinião sobre o fim das curtidas no Instagram.
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