fbpx

Conteúdo nas estratégias digitais: como ir além e se tornar referência?

Conteúdo nas estratégias digitais: como ir além e se tornar referência?

2020-12-28T19:46:41+00:00

Sua empresa está ficando para trás no meio digital? Você percebe que a concorrência alcança muitos leads com facilidade? Esses questionamentos podem surgir quando pensamos na eficiência do nosso conteúdo na estratégia digital.

Apesar do conhecimento em marketing, muitas empresas ainda pecam quando o assunto é se tornar referência (conquistar autoridade) por meio de um conteúdo relevante. Isso pode gerar paradigmas que desvalorizam a potência dessa estratégia, como pensar que o marketing de conteúdo é uma moda ou que de fato não funciona.

Nesse artigo, vamos abordar três pontos sobre o conteúdo com o intuito de esclarecer todas as suas dúvidas e fazer a sua empresa ir além nessa estratégia. Confira!   

Erros comuns na produção de conteúdo web

O primeiro passo é entender quais os erros você está cometendo em relação à produção do seu conteúdo. Para isso, separamos alguns motivos que podem estar atrasando o crescimento da rede de clientes e potenciais clientes.

Conteúdo nas estratégias digitais: pode ser muito complexo?

Simplifique sua mensagem. A complexidade não só deixa seu texto chato, como também cansativo. Ao contrário do que muitos pensam, ela não representa sofisticação e inteligência.

Nesse sentido, para alcançar a compreensão do leitor com pouco tempo de leitura, você pode investir em storytellings — contar uma história relevante. Fazer comparativos e pensar no problema da persona, uma maneira de explicar assuntos mais difíceis e incluí-la naquele contexto.  

Frequência de publicação

A ansiedade é a grande inimiga dos conteúdos em estratégias digitais. Conforme seu desespero aumenta e você acaba superlotando a caixa de e-mails ou o seu blog de artigos, você se distancia do engajamento da audiência. E sabemos que o marketing de conteúdo não é um trabalho com resultados da noite para o dia.

Sendo assim, é importante entender se o seu público está querendo um fluxo maior de artigos ou se é você quem está os bombardeando com conteúdo. Não faça o visitante perder tempo com informações irrelevantes.

Isto é, se você tem algo importante a acrescentar, produza e publique. Caso contrário, pense estrategicamente, procure novidades e faça publicações com intervalos maiores. Isso vai despertar a curiosidade da sua audiência.

Texto sem direcionamento

Na verdade, temos aqui dois problemas. O primeiro é escrever para o universo, não saber quem são esses possíveis clientes e só escrever e publicar sem direcionamento. O outro é pensar apenas no ranqueamento da página, escrever para robôs.

Antes de qualquer coisa, o seu artigo precisa solucionar um problema, sanar uma dor, ser específico. Em cima disso, você aplica técnicas de escaneabilidade e otimização para motores de busca (SEO). O conteúdo ideal para estratégias digitais.

Frieza nos encerramentos

Do que adianta dedicar tempo produzindo um conteúdo relevante se ao final do texto você desaponta o leitor com uma conclusão fraca? O seu trabalho pode ir todo “por água abaixo”. Entretanto, se você mantiver o entusiasmo do início ao fim do texto, o seu público não vai ficar desapontado e a vontade de interagir será maior (CTA).  

Conteúdo ideal e como aumentar a visibilidade

O conteúdo nas estratégias digitais é o caminho para se tornar referência e ser reconhecido como especialista de um produto ou serviço. Existem técnicas que vão desde o planejamento até os canais de divulgação que aceleram esses resultados.

Planejamento

O planejamento é crucial para que o seu conteúdo seja impactante e gere resultados. É preciso entender para quem escrever (persona), qual o objetivo e qual a frequência de publicações.

Dessa forma, você consegue fazer uma pesquisa de palavras-chave específica, mapear sua estratégia completa e definir quais os próximos passos. Não será um conteúdo solto, mas um conteúdo estratégico com direcionamentos e mensurações constantes.

Entenda as personas

Conteúdo sem direcionamento não gera resultados. Às vezes, o problema dos seus resultados está aqui. Logo, é preciso entender que as personas são fundamentais para um direcionamento minucioso e específico.  

Não estamos falando de público-alvo, informações mais superficiais como idade, sexo, renda mensal. Definir persona é um mergulho mais profundo, é compreender quais as dores e anseios, gostos pessoais e principais problemas do dia a dia.

O comportamento desse potencial cliente precisa ser definido. E sabemos que em tempos do consumidor 4.0 — mais exigente, mais criterioso e presente, esse recurso é mais do que fundamental.

Portanto, separe um momento para enxergar o seu cliente como um todo. Existem profissionais da área do marketing digital que podem ajudar você nessa etapa.  

Funil de vendas e conteúdo

O funil de vendas é uma metodologia que define um caminho que o potencial cliente deve percorrer até chegar em seu produto ou serviço. Não se trata de esquema de manipulação, pelo contrário, você resolve problemas desde o primeiro contato e a compra do seu produto é apenas uma consequência.

Aliando o conteúdo nas estratégias digitais com funil de vendas, os seus resultados serão concretos e satisfatórios. O seu cliente vai compreender a importância da sua empresa na vida dele.  

Canais de divulgação

O seu conteúdo precisa ser visto. Agora que você traçou toda a estratégia, é necessário definir onde a sua audiência está. Não adianta usar uma rede se o seu lead sequer tem conhecimento da existência.

As linkagens para Facebook, Instagram e Linkedin são ótimas para gerar esse engajamento. Internamente, você pode investir em links de outros artigos para enriquecer o conhecimento dessa persona e aumentar a atividade da sua página.

Por fim, de nada vale se o conhecimento aqui adquirido não for colocado em prática. Marketing de conteúdo é estratégia, planejamento e enxergar além do convencional. Exercite essas dicas e amplie sua rede, os resultados serão surpreendentes.

Quer saber mais sobre o conteúdo nas estratégias digitais? Não deixe de conferir o nosso artigo sobre “Tráfego do site: 10 dicas para aumentar os acessos” e nos seguir nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.  

One Comment

  1. […] no início, o inbound marketing, também chamado de marketing, possui três grandes pilares: SEO, marketing digital e de conteúdo e estratégia em redes. Esses pilares são usados para alcançar as cinco fases do marketing de […]

Leave A Comment