Vender pela internet é a aposta contra a crise
Vender pela internet e investir em marketing digital são tendências, já muito praticadas, e que geram bons resultados. Porém, alguns empresários, principalmente os pequenos e médios, não levam tão à sério o poder do digital, até que se veem obrigados a recorrer ao on-line.
Com muitas lojas fechadas pelos decretos e orientações de isolamento social, vender pela internet se tornou a aposta contra a crise provocada pela pandemia do Coronavírus.
Vendas pela internet crescem mais de 100%
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico divulgou que, desde março, lojas virtuais registraram alta de mais de 180% em transações.
Houve uma grande mudança no comportamento do consumidor desde o início da quarentena provocada pela COVID-19. E essa mudança abrange também as escolhas de lojas e marcas. Com movimento como “ apoie um pequeno empreendedor”, os empreendimentos de menor porte ganharam protagonismo.
A tendência é que o cenário continue dessa forma, com consumidores cada vez mais engajados com as compras on-line. Muitos que ainda não confiavam no digital, agora, por falta de opção, estão comprando, o que tende a se tornar um hábito.
Pequenos e médios empresários, que estão preocupados com os impactos negativos do coronavírus, devem pensar em vender pela internet para driblar a crise.
Como vender pela internet?
É claro que cada setor e cada área requer ações e logísticas diferentes para vender pela internet, mas uma coisa podemos afirmar: agora o marketing digital se tornou ainda mais eficiente e essencial. Com pouco recurso investido, desde que se tenha boas estratégias, é possível até mesmo aumentar os lucros durante a quarentena.
As pessoas estão evitando o contato físico, por isso o virtual se tornou ainda mais seguro e necessário.
Primeiro de tudo, é preciso planejar e verificar seus estoques, formas de armazenamento dos produtos, e também meios de entrega. Mas para que as vendas aconteçam, é preciso que seu público saiba dos seus serviços.
E como se comunicar diretamente com seu público? Por meio de estratégias de marketing digital. Investir em ações estratégicas irá reformular sua presença no digital, fidelizar seu público, e ainda atrair a atenção de outras pessoas para a sua marca.
Tempos de crises requerem reinvenção. Ainda que não estivesse nos seus planos vender pela internet, não há como fugir desta opção. A menos que você queira desistir do seu negócio.
Check-list para vender pela internet
-Planejamento (estoque, preços, entregas, espaço físico para preparação da mercadoria/produto);
– Conheça seu público para saber o que e como oferecer;
– Se planeje financeiramente (pense na logística e nas ações de marketing);
– Prepare seu estoque;
– Organize as entregas (veja opções como aplicativos, correios, retirada no local);
– Tenha uma plataforma de vendas (não necessariamente precisa ser um site, pode ser sua própria rede social e com o auxílio de aplicativos de entregas ou páginas de vendas coletivas);
– Invista na divulgação nas redes sociais.
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