Dicas para se destacar no Mercado Pet
Quem já é da área ou está pesquisando mercados para decidir em qual empreender, já deve saber que o mercado pet é um dos grandes destaques dos últimos anos. Os serviços e produtos voltados para pets têm aumentado muito a oferta e demanda. E não é para menos.
O último censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabilizou mais de 132 milhões de animais de estimação em lares brasileiros.
Mesmo com a crise instalada pela pandemia do Coronavírus, o Mercado Pet continua sendo um das grandes apostas da economia. Segundo ONGs e protetores dos animais, a procura por adoção de cães e gatos teve um aumento de até 50% no período de quarentena.
Já o Grupo GS & Gouvêa de Souza, especialista em mercado de varejo e consumo brasileiro, prevê que a área deve faturar cerca de R$ 20 bilhões em 2021.
É verdade que, com esses números animadores, a concorrência está cada vez mais acirrada. Mas é verdade também que o mercado pet tem as suas particularidades e, com as estratégias corretas, é possível se destacar e ter muitos clientes e lucros.
Conheça bem seu público-alvo
Se você quer ter sucesso no mercado pet, é preciso conhecer muito bem seu público-alvo. Acreditamos que essa dica seja de conhecimento geral de todos os empreendedores, ou pelo menos deveria ser. Porém o que difere aqui é que este mercado tem dois públicos-alvo principais: os tutores e seus pets.
Sim, os animais também precisam ser levados em conta no momento de pensar em estratégias. É claro que quem vai pagar pelos seus serviços e/ou produtos são os donos, mas hoje cada vez mais eles “humanizam” seus pets. É comprovado que aqueles que amam os animais tentam pensar em como o pet reagiria ou se sentiria em relação àquilo antes de decidirem pela compra.
Crie valor para sua marca
As grandes marcas de qualquer segmento alcançaram o patamar de sucesso porque, além de agradarem com seus produtos e serviços, também conseguiram criar valor e autoridade enquanto fornecedores, fabricantes e produtores. No mercado pet não seria diferente. Para se destacar é preciso muito mais que diversidade e qualidade. É preciso que as pessoas se identifiquem com sua forma de trabalhar e com a imagem que a sua marca transmite.
As redes sociais se tornaram o ponto de partida de aproximação e identificação da marca com seu consumidor. É muito comum os donos de pets pedirem fotos para saberem como seus “filhos” estão quando os deixam sozinhos para algum tratamento ou procedimento, ou até mesmo compartilharem com toda a família e amigos quando veem a foto dos seus pets publicada em alguma rede. Isso também é geração de valor!
Por meio delas é possível transmitir diferenciais da empresa de uma forma espontânea, leve e que desperte o interesse. Claro, desde que as redes sejam usadas de forma correta e adequada conforme as preferências do seu público e ideias da marca.
Esteja on-line
Se ainda tem dúvidas sobre isso, essa é a grande verdade: “no mundo de hoje as pessoas ou estão conectadas ou estão dormindo.” Se você deseja crescer, prosperar e se destacar no mercado pet, precisa estar on-line.
Mas o on-line aqui não é apenas ter perfis, site e um endereço de e-mail. Sua marca precisa estar conectada com seu público. É preciso passar informação de valor, dicas, interagir e mostrar que seu negócio está disponível. Dificilmente algum dono levará o pet até sua empresa sem que antes tenha pesquisado sobre você nas redes ou no Google. Ou seja, se você não aparecer nos resultados de forma real, provavelmente perderá clientes e vendas.
E muito além das pesquisas de reputação e opiniões, o on-line te permite chegar para um número maior de pessoas. Até 2019 o país tinha cerca de 162.148 estabelecimentos que trabalhavam com produtos e/ou serviços para o mercado pet. Esse número pode até parecer muito grande, mas não é, devido à grande demanda.
Porém a concorrência é alta sim, e você precisa estar à frente. Para isso, o ambiente on-line te oferece inúmeras possibilidades. Desde escrever um bom conteúdo para te mostrar como autoridade daquele assunto, mandar e-mails marketings, publicar bons conteúdos nas redes, até fazer anúncios pagos definindo exatamente o perfil das pessoas que verão seu anúncio.
Mostre que você é especialista no mercado pet
Não importa quantas lojas ou empresas voltadas ao mercado pet têm na sua cidade ou bairro. Se você conseguir se mostrar especialista naquilo que sua marca se propõe, certamente as pessoas vão te escolher.
Os donos de pets têm um amor e respeito muito grande pelos seus filhos, amigos de quatro patas. Eles vão escolher sempre por aquele negócio que se apresente como o melhor, o especialista, ainda que o valor do serviço e produto seja mais elevado.
E como fazer isso? Hoje, principalmente e certamente, pelo menos 99% por meio do marketing digital. Quando trabalhado com as estratégias certas, de acordo com seu objetivo, ele pode tornar sua marca referência, e de uma forma bem mais rápida e efetiva se comparado a outras estratégias.
E o mais legal do marketing digital é o fato de ele ser democrático e acessível para qualquer um. Seja você uma grande empresa do mercado pet ou uma pequena. E o mais interessante é que suas ações se “transportam” dos seus meios para os dos seus seguidores, e também do on-line para o off-line. Sim, quando bem feito, as outras pessoas passam a falar ou indicar sua marca de forma natural e espontânea, fazendo com que sua marca tenha cada vez mais destaque e referências.
Não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar!
A Othila é uma agência especializada em marketing digital para o Mercado Pet. Atualmente atendemos as 3 maiores marcas do segmento de de Belo Horizonte.
Entre em contato com um de nossos especialistas. 🙂
(31) 99300-1277 /rodrigo@othila.com.br ou carol@othila.com.br
Siga também as redes sociais da Othila MKT: Instagram – Facebook – Linkedin