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Dicas para se destacar no Mercado Pet

Dicas para se destacar no Mercado Pet

2020-05-12T11:55:51+00:00

Para quem já é da área ou está pesquisando mercados para decidir em qual empreender, já deve saber, que o mercado pet é um dos grandes destaques dos últimos anos. Os serviços e produtos voltados para pets, tem aumentado muito a oferta e demanda. E não é para menos.

No último sendo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contabilizaram mais de 132 milhões de animais de estimação em lares brasileiro.  

Mesmo com a crise instalada pela pandemia do Coronavírus, o Mercado Pet continua sendo um das grandes apostas da economia.  Segundo ONGs e protetores dos animais, a procura por adoção de cães e gatos teve um aumento de até 50% no período de quarentena. 

Já o Grupo GS& Gouvêa de Souza, especialista em mercado de varejo e consumo brasileiro, prevê que a área deve faturar cerca de R$ 20 bilhões em 2021. 

É verdade que com esses números animadores, a concorrência está cada vez mais acirrada. Mas é verdade também, que o mercado pet tem as suas particularidades e com as estratégias corretas, é possível se destacar e ter muitos clientes e lucros. 

Conheça bem seu público-alvo

Se você quer ter sucesso no mercado pet, é preciso conhecer muito bem seu público alvo. Acreditamos que essa dica, seja de conhecimento geral de todos os empreendedores, ou pelo menos, deveria ser. Porém o que difere aqui, é que este mercado tem dois públicos-alvos principais: os tutores e seus pets. 

Sim, os animais também precisam ser levados em conta no momento de pensar em estratégias. É claro que quem vai pagar pelos seus serviços e ou produtos são os donos, mas hoje cada vez mais, eles “humanizam” seus pets. É comprovado que aqueles que amam os animais, tentam pensar em como o pet reagiria ou se sentiria em relação àquilo, antes de decidirem pela compra. 

Crie valor para sua marca

As grandes marcas em qualquer segmento, alcançaram o patamar de sucesso, porque além de agradarem com seus produtos e serviços, também conseguiram criar valor e autoridade enquanto fornecedores, fabricantes e produtores. No mercado pet não seria diferente. Para se destacar é precisa muito mais que diversidade e qualidade. É preciso que as pessoas, se identifiquem com sua forma de trabalhar, e com a imagem que a sua marca transmite. 

As redes sociais se tornaram o ponto de partida de aproximação e identificação de marca com seu consumidor. É muito comum os donos de pets pedirem fotos para saberem como seus filhos estão quando os deixam sozinhos para algum tratamento ou procedimento, ou até mesmo, compartilharem com toda a família e amigos, quando veem a foto dos seus pets publicada em alguma rede. Isso também é geração de valor!

Por meio delas é possível transmitir diferenciais da empresa de uma forma espontânea, leve e que desperte o interesse. Claro, desde que as redes sejam usadas de forma correta e adequada conforme as preferências do seu público e ideias da marca. 

Esteja online

Se ainda tem dúvidas sobre isso, essa é a grande verdade: “no mundo de hoje as pessoas ou estão conectadas ou estão dormindo.” Se você deseja crescer, prosperar e se destacar no mercado pet, precisa estar online. 

Mas o online aqui, não é apenas ter perfis, site e um endereço de e-mail. Sua marca precisa estar conectada com seu público. É preciso passar informação de valor, dicas, interagir e mostrar que seu negócio está disponível. Dificilmente algum dono levará seu pet até sua empresa, sem que antes tenha pesquisa sobre você nas redes ou no Google. Ou seja, se você não aparecer nos resultados de forma real, provavelmente perderá clientes e vendas. 

E muito além das pesquisas de reputação e opiniões, o online te permite chegar para um número maior de pessoas. Até 2019 o país tinha cerca de 162.148 estabelecimentos que trabalhavam com produtos e ou serviços para o mercado pet. E esse número pode até  parecer ser muito grande, mas não é devido a grande demanda. 

Porém a concorrência é alta sim, e você precisa estar a frente. E para isso, o ambiente online te oferece inúmeras possibilidades. Desde escrever um bom conteúdo para te mostrar como autoridade daquele assunto, mandar e-mails marketings, publicar bons conteúdos nas redes, à fazer anúncios pagos definindo exatamente o perfil das pessoas que vão ver seu anúncio. 

Mostre que você é especialista no mercado pet

Não importa quantas lojas ou empresas voltadas ao mercado pet têm na sua cidade ou bairro, se você conseguir se mostrar especialista naquilo que sua marca se propõe, certamente as pessoas vão te escolher. 

Os donos de pets têm um amor e respeito muito grande pelos seus filhos, amigos de quatro patas. Eles vão escolher sempre por aquele negócio que se apresente como o  melhor, o especialista, ainda que o valor do serviço e produto seja mais elevado.

E como fazer isso? Hoje, principalmente e certamente, pelo menos 99% por meio do marketing digital. Quando trabalhado com as estratégias certas, de acordo com seu objetivo, ele pode tornar sua marca referência, e de uma forma bem mais rápida e efetiva, se comparado à outras estratégias. 

E o mais legal do marketing digital, é que ele é democrático e acessível para qualquer um.  Seja você uma grande empresa do mercado pet, ou uma pequena. E o mais interessante, é que suas ações se “transportam” dos seus meios para os dos seus seguidores, e também do online para o off line. Sim, quando bem feito, as outras pessoas passam a falar ou indicar sua marca de forma natural e espontânea, fazendo com que sua marca tenha cada vez mais destaque e referências. 

Não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar!

A Othila é uma agência especializada em marketing digital para o Mercado Pet. Atualmente atendemos  as 3 maiores marcas do segmento de de Belo Horizonte. 

Entre em contato com um de nossos especialistas. 🙂

(31) 98349-3100 /rodrigo@othila.com.br ou carol@othila.com.br 

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