5 dicas para se destacar na fotografia
Se destacar da concorrência é um objetivo recorrente no meio dos fotógrafos, mas cada vez mais se torna difícil atingir esse objetivo. Isso se deve ao número de pessoas estudando e lendo a respeito da fotografia e buscando boas dicas. Mas não se preocupe, nós separamos 5 dicas que vão mostrar para você como o Marketing Digital é simples e fundamental para sua marca.
1) Crie uma identidade na fotografia
Toda marca precisa de uma identidade. No caso da fotografia a criação é singular, porque você precisa expressar o melhor na sua área, seja newborn, casamento, festa infantil, retratos etc.
É importante você entender que o seu cliente te escolhe por uma foto, e aquele padrão, aquelas fotos, podem se tornar belas com fotos próximas. Então entenda que sua fotografia, as cores que você usa, o jeito que você trata cada foto é sua identidade, acima da logo, acima da sua bio.
Tente manter um padrão em sua bio. Tente sempre ter uma qualidade similar entre as fotos e trate todas suas redes sociais como portfólio, colocando apenas as melhores fotos.
2) Esteja presente nas redes sociais
Quem não é visto, não é lembrado. As redes sociais ainda estão em alta. Você precisa estar presente em todas? Não. Mas deve ter visibilidade no Instagram e Facebook. Se você oferece cursos, o Linkedin é interessante, mas precisa ser criado uma estratégia incrível para sua marca.
No entanto, Instagram e Facebook, para fotografia, são duas mídias que possibilitam um contato maior com seu público, o que pode gerar um engajamento orgânico com mais frequência, especialmente o Instagram com auxílio de hashtags.
Se sua fotografia não está presente nas redes, mas o do seu concorrente está, pode ter certeza de que ele está fechando contratos.
3) Tenha um site otimizado para sua fotografia
Se pudéssemos recomendar uma plataforma para você seria o wordpress. Nele você tem uma maior flexibilidade de templates, pode criar categorias, e o mais importante, o SEO (Otimização de mecanismos de busca) é um dos mais completos, já que o wordpress trabalha muito bem com o Yoast, plugin que fornece informações preciosas sobre suas palavras-chaves no site.
Seu site de fotografia precisa ser esteticamente bonito, dinâmico e organizado, mas também precisa aparecer bem em desktops, tablets e celulares. Seu carregamento precisa ser abaixo de 8s e o SEO para fotografia necessita estar presente em todas as páginas.
4) Fotografe e poste no blog
Muitas pessoas acham que um blog de fotografia é feito somente de imagens. Por um lado, sim , as imagens precisam ter palavras-chaves inseridas nelas para que o Google consiga lê-las e destacar seu conteúdo nele.
No entanto, é necessário um conteúdo escrito para que o seu ranqueamento seja ainda melhor. Além disso, o conteúdo humaniza sua marca, tornando você mais próximo do usuário que está lendo seus artigos e mostrando que você é especialista na sua área de fotografia.
5) Não compre seguidores no mercado de fotografia
Nas redes sociais a fotografia é uma área bem humanizada, que gera um engajamento considerável se você estiver conectado com o público certo.
Uma das ‘artimanhas’ de alguns perfis empresariais é a compra de seguidores. Desaconselhamos esse tipo de prática, pois seu perfil de fotografia pode ser banido da rede dependendo da forma que utilizaram para chegar a esse número de seguidores. Além disso, na rede é comum ver pessoas com 20 mil ou mais seguidores e uma média de 100 likes nas fotos. Isso se deve ao fato de a taxa de rejeição ser alta nesse perfis. Como os seguidores não interagem, apenas uma pequena fração dos seguidores curtem e comentam as fotos, deixando claro quem tem comprado seguidores.
Com isso a confiabilidade vai lá no chão, não é mesmo?
Entre em contato com um de nossos especialistas.
(31) 99300-1277 /rodrigo@othila.com.br
Siga também as redes sociais da Othila MKT: Instagram – Facebook – Linkedin