5 dicas para conquistar o público cristão
Ao ouvir ou ler a palavra marketing, a maioria das pessoas a associam com a comercialização de algo, se mostrando contrárias a essa “venda” no ambiente religioso. Porém, o marketing faz sim parte da igreja e o ato de vender não se refere apenas a produtos, mas também ideias, conceitos e serviços. A seguir destacamos 5 dicas para conquistar o público cristão e aumentar seus fiéis.
1 – Crie redes sociais
É preciso estar presente onde seu público está. As redes sociais têm muita influência na vida e nas escolhas das pessoas, principalmente dos jovens, e no meio cristão não é diferente. A cada dia surgem páginas cristãs e novos usuários nas redes sociais. Para conquistar este público, é preciso também estar on-line. Muitos procuram perfis religiosos em busca de orientação, aconselhamento, identificação de novos amigos e também como uma forma de entretenimento saudável e específico.
2 – Produza conteúdo diversificado
Além de interagir nas redes sociais, é indispensável produzir conteúdo diversificado para captar o público cristão. O fluxo diário de informações na internet influencia diretamente as pessoas, e isso pode ser um ponto positivo ou negativo dependendo do modo e do quanto você produz de conteúdo.
Fazer parte desse fluxo com material de qualidade e que sirva de apoio para as muitas dúvidas e anseios pessoais e profissionais do cristão estabelece uma relação de confiança e amizade. Para isso, é importante ter um site, blog ou uma página que seja referência. Procure descobrir os gostos do seu público e crie conteúdo que pode ser compartilhado nas redes.
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3 – Use a linguagem do seu público cristão
A igreja pode falar a linguagem das novas gerações sem comprometer a verdade. Seguindo os ensinamentos encontrados em Romanos 12:2, “renovação da vossa mente”. Use uma linguagem menos formal para atrair seu público. Exponha a realidade com exemplos do dia a dia e mostre de forma clara como resolver dilemas. Os cristãos estão em busca de acertos, mas como todo ser humano estão suscetíveis aos erros. Com o uso da linguagem adequada é possível mostrar que a igreja é acessível e está disposta a recebê-los e ajudá-los em sua caminhada de vida, de uma forma leve e objetiva.
4 – Divulgue ações para seu público cristão
Use os meios digitais (redes, anúncios, e-mail marketing) para divulgar ações importantes da sua igreja. Eventos, seminários, palestras, debates e ações sociais são formas de atrair e conquistar o público cristão. E o jeito mais eficiente de fazer com que ele tenha conhecimento e possa participar é usando o ambiente digital. Trazer esse público para perto de si, no ambiente físico, pode e deve ser intermediado pelas ferramentas digitais que são capazes de transmitir a mensagem para um número muito maior de pessoas e trabalhar uma comunicação estratégica simples e direta.
5 – Converse com seu público cristão
Muitos têm receio e se sentem desconfortáveis em falar pessoalmente com outra pessoa, preferindo o ambiente on-line para expressar opiniões e desejos. Por isso, é interessante estar atento às interações que seus perfis, sites/blogs, e e-mails recebem. As pessoas on-line precisam receber atenção como se estivessem em uma conversa com algum membro da igreja. Comentários, dúvidas e elogios devem ser respondidos. Fazer o monitoramento do que estão falando com você é importante para garantir que todos estão sendo ouvidos. Aquele que é respondido tende a se sentir importante e satisfeito.
Usado de forma ética e obedecendo aos princípios religiosos, o marketing conseguirá atender às necessidades da igreja e conquistar o público cristão.
Utilize os canais digitais para abordar temas da atualidade e que, muitas vezes, os jovens não sabem como lidar. Leve informação e conhecimento de qualidade até eles sempre que possível. Indique leitura de conteúdos cristãos variados.
Aliás, a comunicação digital tem aberto portas para a propagação do evangelho em todo mundo, conectando, abençoando e mudando a vida das pessoas. Invista no potencial evangelístico de discipulador das redes sociais, sua igreja só tem a ganhar na busca pelo reino de Deus.
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