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7 dicas para se destacar no mercado de estética e beleza

7 dicas para se destacar no mercado de estética e beleza

2020-04-28T17:40:36+00:00

É de conhecimento geral que o brasileiro adora se cuidar, especialmente as mulheres, que gastam boa parte de sua renda em cuidados para sua pele e seu corpo.

Prova disso, são os expressivos números do mercado: faturamento de aproximadamente R$ 38 bilhões por ano no Brasil. De acordo com  a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil atualmente é o quarto no ranking mundial em consumo de produtos de beleza e estética.

Com esse aumento constante do setor e das oportunidades de trabalho, vem também  a concorrência. E é por isso que não se deve cometer erros. Para se destacar, além de oferecer bons produtos e bom atendimento, é preciso ter estratégias corretas para conquistar e fidelizar clientes.

Para te ajudar, separamos algumas dicas e problemas comuns que levam clínicas e salões de estética e beleza, a não obter sucesso nesse mercado tão promissor, e o que você precisa para evitar erros.

1) Público-alvo 

O público-alvo é fundamental para o sucesso da sua empresa, é por meio dele que você irá determinar fatores fundamentais para seu negócio como, por exemplo, o valor da tabela de preços, procedimentos a serem oferecidos, canais de atendimentos, formas de pagamento, além do tipo de divulgação a ser feito em sua empresa.

Para clínicas de estética com padrão de classe A é comum agendamento antecipado, clientes com pacotes recorrentes, além de ter cartão de crédito e débito como opções mais comuns de pagamento. O público é pouco sensível ao valor, porém é extremamente exigente com relação a exclusividade do local, a forma que é tratado por sua staff e qualidade dos procedimentos.

Enquanto em clínicas e salões que atendem o público classe C e D é comum ter flexibilidade nos agendamentos. Esse público não apenas é sensível ao preço, mas também a facilidade pagamentos. Ele costuma ser muito atraído por promoções e campanhas de interação, além de ter melhor resposta em redes sociais e conteúdo de consumo rápido.

Então dica 1, para se destacar no mercado de estética e beleza, é preciso conhecer e definir bem seu público alvo. 

2) Visibilidade Online

Empresas que antigamente não faziam panfletagem, ou não tinham anúncios veiculados em jornais e revistas, eram praticamente invisíveis. Atualmente com o digital, não trabalhar a presença da sua marca em redes sociais, Google e um site/blog bem elaborado para seu público, é o que a torna “indisponível para ser localizada”. 

A maioria do público do mercado de estética e beleza, pesquisa e se relaciona com as marcas por meios onlines, além de ter notícias de blogs e redes sociais como sua principal fonte de informação.

Hoje se quiser se destacar neste mercado, é preciso ter sua marca bem estruturada em redes sociais, sites e buscadores do Google.  E essa presença digital, não é apenas um diferencial competitivo, é algo que poderá determinar se seu público irá ou não se identificar com o seu negócio.

3) Crie valor para sua marca de estética e beleza

As redes sociais tem sido chave para agregar valor às marcas, elas podem transmitir diferenciais da empresa de uma forma leve e que interesse ao consumidor. Fica até mais fácil justificar preços mais altos, se conseguir mostrar que sua marca é a melhor escolha. Então se quiser se destacar no mercado de estética e beleza, esteja nas redes. 

Um exemplo claro é uma clínica de estética que investe em mostrar não apenas seus equipamentos modernos e profissionais capacitados, mas também investe em campanhas com influencers e celebridades. Essa validação por parte de pessoas famosas acaba tornando seus clientes mais dispostos a pagar preços mais elevados por seus serviços.

4) Redes sociais não servem só para vender

Cada vez mais é uma tendência do Instagram e Facebook focar na interação entre amigos e famílias dentro das redes, e diminuir o engajamento de negócios. Isso no começo foi tido como ruim por parte das empresas, que depois entenderam que as ações e jogadas das redes, era incentivar e obrigar, cons conteúdos. Coisas autênticas e interessantes, feitas por pessoas de verdade. 

Hoje a tendência é criar conteúdos atrativos e que gerem engajamento e interação. As publicações mais leves com um tom mais informativo e menos de venda direta, tem sido as que mais são aceitas pelo público. 

Para se destacar no mercado de estética e beleza, é preciso criar um relacionamento com o consumidor, tornar ele mais próximo de sua marca. Quando isso acontece, você não precisa mais “bombardeá-lo” com conteúdos de venda direta, porque ele próprio vai solicitar seus produtos e serviços. E melhor, servirá de referência e indicação para que outras pessoas também sejam fiéis a sua marca. 

Ao invés de falar para o público quais são os preços do seu tratamentos e a localização das suas unidades, tente falar sobre dicas para a pele do consumidor no verão ou falar sobre marcas de creme hidratante que foram aprovados pela anvisa. Esses conteúdos são relevantes e com eles seu público não irá apenas comprar sua marca, ele irá te acompanhar e se identificar com seu negócio. 

5) E-mail marketing pode ser um diferencial

Algumas empresas ainda acham que o e-mail está morto. Isso não é verdade, com uma estratégia correta, um layout agradável e um conteúdo relevante, pode ser o diferencial que sua clínica de estética e beleza precisa para alcançar um novo público e convertê-lo em vendas.

O e-mail marketing continua eficiente, e ainda é a forma mais barata de levar informações aos seus clientes e fazê-lo percorrer o funil sem precisar investir grandes recursos. Um bom e-mail pode sim te ajudar a se destacar no mercado de estética e beleza.

6) Mostre que você é especialista no mercado de estética e beleza

A busca por um especialista não é uma novidade, todos sempre buscam o melhor, e com seu cliente não seria diferente. Mas como se tornar o melhor para ele e se destacar do mercado de estética e beleza? 

Escreva: conteúdo relevante da sua área, mostre autoridade nos assuntos, responda dúvidas. Tenha um blog, seja ativo em suas redes sociais e engaje com seu público.

Descreva: Não se contente em falar que seu tratamento é o melhor da região. Descreve seu equipamento, seu procedimento, o que torna ele diferenciado. Isso vai trazer segurança para o seu cliente e vai ajudar no seu posicionamento como especialista.

Mostre: Invista em imagens de qualidade. Fotografe e filme os procedimentos, busque mostrar quem são os profissionais, faça antes e depois (de acordo com as restrições dos conselhos), mostre o dia a dia da sua clínica ou salão. Seus clientes querem ver o que acontece, eles gostam de conhecer os bastidores. Isso é um grande diferencial competitivo.

Essa estratégia/dicas devem ser implementadas em redes sociais, blog e site. Claro, não é preciso ter sempre esse três elementos juntos em cada publicação feita, porém você deve tê-los em mente, para planejar suas estratégias online.

Desenvolva um bom atendimento

7) Invista em bom atendimento presencial e online

Para se destacar no mercado de estética e beleza, independente do serviço prestado, ou dos produtos que você vende, o contato direto e constante com o cliente é inevitável. Então para que sua empresa tenha sucesso, o treinamento da sua equipe para o atendimento presencial ou online, deve ser uma preocupação constante. Todos precisam ser receptivos, comunicativos, simpáticos e mostrar empatia pelo próximo. 

Atualmente, com o online, esse bom atendimento se fez ainda mais essencial. Imagine que alguém vá até sua clínica ou salão, ligue ou mande uma dúvida privada pelas redes sociais, e não é bem atendida. O que vai acontecer? Sua imagem estará comprometida. Além de deixar de ser um cliente e também não te indicar mais aos outros, essa pessoa insatisfeita poderá expor todo o problema e ou falar mal da sua empresa de forma pública e online. E isso certamente poderá trazer sérios prejuízos. 

A interação presencial e também online é extremamente importante. De nada adianta publicar bons conteúdos, se não responder comentários, se não conversar com o público, se não se mostrar disponível. 

A internet é cheia de possibilidades sua empresa precisa estar presente nela. Abrace essas mudanças, isso irá aumentar seus lucros e fazer seu negócio decolar.

Quer saber como ter melhor desempenho neste mercado? Entre em contato com um de nossos especialistas. 🙂

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