7 dicas para se destacar no mercado de estética e beleza
É de conhecimento geral, que o brasileiro adora se cuidar, especialmente, as mulheres, que gastam boa parte de sua renda em cuidados para sua pele e seu corpo.
Prova disso, são os expressivos números do mercado: faturamento de aproximadamente R$ 38 bilhões por ano no país. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil atualmente é o quarto no ranking mundial em consumo de produtos de beleza e estética.
Com esse aumento constante do setor e das oportunidades de trabalho, vem também a concorrência. E é por isso que não se deve cometer erros. Para se destacar, além de oferecer bons produtos e bom atendimento, é preciso ter estratégias corretas para conquistar e fidelizar clientes.
Para te ajudar, separamos algumas dicas e problemas comuns que levam clínicas e salões de estética e beleza, a não obter sucesso nesse mercado tão promissor. O que você precisa fazer para evitar erros?
1) Público-alvo
O público-alvo é fundamental para o sucesso da sua empresa, é por meio dele que você irá determinar fatores fundamentais para seu negócio como, por exemplo, o valor da tabela de preços, procedimentos a serem oferecidos, canais de atendimento, formas de pagamento, além do tipo de divulgação a ser feito em sua empresa.
Para clínicas de estética com padrão de classe A, é comum agendamento antecipado, clientes com pacotes recorrentes, além de ter cartão de crédito e débito como opções mais de pagamento. O público é pouco sensível ao valor, porém, é extremamente exigente em relação à exclusividade do local, à forma que é tratado por seu staff e à qualidade dos procedimentos.
Enquanto em clínicas e salões que atendem o público classe C e D, é comum ter flexibilidade nos agendamentos. Esse público, não apenas é sensível ao preço, mas também a facilidade de pagamentos. Ele costuma ser muito atraído por promoções e campanhas de interação, além de ter melhor resposta em redes sociais e conteúdo de consumo rápido.
Então, dica 1: para se destacar no mercado de estética e beleza, é preciso conhecer e definir bem seu público-alvo.
2) Visibilidade On-line
Empresas que antigamente não faziam panfletagem, ou não tinham anúncios veiculados em jornais e revistas, eram praticamente invisíveis. Atualmente, com o meio digital, não trabalhar a presença da sua marca em redes sociais, Google, Facebook, Instagram e um site/blog bem elaborado para seu público, é o que a torna “indisponível para ser localizada”.
A maioria do público do mercado de estética e beleza, pesquisa e se relaciona com as marcas por meio on-line, além de ter notícias de blogs e redes sociais como sua principal fonte de informação.
Hoje, se quiser se destacar neste mercado, é preciso ter sua marca bem estruturada em redes sociais, sites e buscadores do Google. E essa presença digital não é apenas um diferencial competitivo, é algo que poderá determinar se seu público irá ou não se identificar com o seu negócio.
3) Crie valor para sua marca de estética e beleza
As redes sociais têm sido chave para agregar valor às marcas, elas podem transmitir diferenciais da empresa de uma forma leve e que interesse ao consumidor. Fica até mais fácil justificar preços mais altos, se conseguir mostrar que sua marca é a melhor escolha. Então, se quiser se destacar no mercado de estética e beleza, esteja nas redes sociais de forma ativa, mostrando resultados dos procedimentos, novidades estéticas, interagindo com seus seguidores.
Um exemplo claro é uma clínica de estética que investe em mostrar, não apenas seus equipamentos modernos e profissionais capacitados, mas também investe em campanhas com influencers e celebridades. Essa validação por parte de pessoas famosas acaba tornando seus clientes mais dispostos a pagar preços mais elevados por seus serviços.
4) Redes sociais não servem só para vender
Cada vez mais, é uma tendência do Instagram e Facebook focar na interação entre amigos e familiares dentro das redes e diminuir o engajamento de negócios. Isso, no começo, foi tido como ruim por parte das empresas, que depois entenderam que, as ações e jogadas das redes, eram para incentivar e obrigar conteúdos. Coisas autênticas e interessantes feitas por pessoas de verdade.
Hoje a tendência é criar conteúdos atrativos e que gerem engajamento e interação. As publicações mais leves, com um tom mais informativo e menos de venda direta, têm sido as que mais são aceitas pelo público.
Para se destacar no mercado de estética e beleza, é preciso criar um relacionamento com o consumidor, tornar ele mais próximo de sua marca. Quando isso acontece, você não precisa mais “bombardeá-lo” com conteúdos de venda direta, porque ele próprio vai solicitar seus produtos e serviços. E melhor, servirá de referência e indicação para que outras pessoas também sejam fiéis à sua marca.
Ao invés de falar para o público quais são os preços do seu tratamentos e a localização das suas unidades, tente falar sobre dicas para a pele do consumidor no verão ou falar sobre marcas de creme hidratante que foram aprovadas pela Anvisa. Esses conteúdos são relevantes e, com eles, seu público não irá apenas comprar sua marca, ele irá te acompanhar e se identificar com seu negócio.
5) E-mail marketing pode ser um diferencial para o mercado de estética
Algumas empresas ainda acham que o e-mail está morto. Isso não é verdade, com uma estratégia correta, um layout agradável e um conteúdo relevante, pode ser o diferencial que sua clínica de estética e beleza precisa para alcançar um novo público e convertê-lo em vendas.
O e-mail marketing continua eficiente, e ainda é a forma mais barata de levar informações aos seus clientes e fazê-los percorrer o funil sem precisar investir de grandes recursos. Um bom e-mail pode, sim, te ajudar a se destacar no mercado de estética e beleza.
6) Mostre que você é especialista no mercado de estética e beleza
A busca por um especialista não é uma novidade, todos sempre buscam o melhor, e com seu cliente não seria diferente. Mas como se tornar o melhor para ele e se destacar do mercado de estética e beleza?
Produza: conteúdo relevante da sua área, mostre autoridade nos assuntos, responda dúvidas. Tenha um blog, seja ativo em suas redes sociais e engaje com seu público.
Descreva: Não se contente em falar que seu tratamento é o melhor da região. Descreva seu equipamento, seu procedimento, o que torna ele diferenciado. Isso vai trazer segurança para o seu cliente e vai ajudar no seu posicionamento como especialista.
Mostre: Invista em imagens de qualidade. Fotografe e filme os procedimentos, busque mostrar quem são os profissionais, faça antes e depois (de acordo com as restrições dos conselhos), mostre o dia a dia da sua clínica ou salão. Seus clientes querem ver o que acontece, eles gostam de conhecer os bastidores. Isso é um grande diferencial competitivo.
Essas estratégias/dicas devem ser implementadas em redes sociais, blog e site. Claro, não é preciso ter sempre esses três elementos juntos em cada publicação feita, porém, você deve tê-los em mente, para planejar suas estratégias on-line.
Desenvolva um bom atendimento
7) Invista em bom atendimento presencial e on-line
Para se destacar no mercado de estética e beleza, independente do serviço prestado, ou dos produtos que você vende, o contato direto e constante com o cliente é inevitável. Então, para que sua empresa tenha sucesso, o treinamento da sua equipe para o atendimento presencial ou on-line, deve ser uma preocupação constante. Todos precisam ser receptivos, comunicativos, simpáticos e mostrar empatia pelo próximo.
Atualmente, com o on-line, esse bom atendimento se tornou ainda mais essencial. Imagine que alguém vá até sua clínica ou salão, ligue ou mande uma dúvida privada pelas redes sociais, e não é bem atendida. O que vai acontecer? Sua imagem estará comprometida. Além de deixar de ser um cliente, e também não te indicar mais aos outros, essa pessoa insatisfeita poderá expor todo o problema e ou falar mal da sua empresa de forma pública e on-line. E isso, certamente, poderá trazer sérios prejuízos.
A interação presencial, e também on-line, é extremamente importante. De nada adianta publicar bons conteúdos, se não responder comentários, se não conversar com o público, se não se mostrar disponível.
A internet é cheia de possibilidades e sua empresa precisa estar presente nela. Abrace essas mudanças, isso irá aumentar seus lucros e fazer seu negócio decolar.
Os clientes querem consumir seus tratamentos estéticos, mas também seu conteúdo especializado, afinal, o mercado estético tem novidades constantemente e ninguém quer perder tempo com procedimentos errados e que não vão resolver o problema. Quando você posta sobre as novidades dermocosméticas, o cliente já vai direto ao ponto e sabe quais tratamentos vai querer realizar em sua clínica, então estimule o consumo dele por meio de conteúdos informativos de qualidade.
Quer saber como ter melhor desempenho neste mercado?
Entre em contato com um de nossos especialistas.
(31) 99300-1277 /rodrigo@othila.com.br
Siga também as redes sociais da Othila MKT: Instagram – Facebook – Linkedin